REFRIGERA-ME A ALMA 

13-10-2018

hoje vamos dar continuidade ao nosso post sobre o Salmo 23 e o livro de Charles L. Allen - A Psiquiatria de Deus. Se você ainda não leu os outros textos leia também: AQUI; AQUI e AQUI.

Recebi uma carta que, entre outras coisas, no final dizia assim:

"A vida acabou para mim durante aqueles anos... através de um processo vagaroso. Levei muitos anos para construir minha fé, e agora ela morreu totalmente. Sou como uma casca vazia. Talvez a própria casca... já tenha se acabado também."

Gostaria de falar ao autor desta carta a respeito do significado das palavras de Davi no Salmo 23: "Refrigera-me a alma." Ele se lembra de quando o rebanho saía a pastar, cada ovelha tinha um lugar determinado na fila, e durante todo o dia ela conservava a mesma posição. Algumas vezes, porém, no decorrer do dia, elas deixavam seu lugar e se aproximavam do pastor. Este colocava a mão no focinho ou na orelha do animal, coçava-o de leve e sussurrava alguma coisa ao seu ouvido. Depois, reconfortada e mais animada, ela voltava ao seu lugar.

Davi se lembra de como ele próprio estivera perto de Deus antes, de como Deus o protegera quando saíra para enfrentar o gigante Golias, e de como Ele o guiara ao longo de sua caminhada para o sucesso. Depois disso, Davi passara a estar sempre muito ocupado, tornara-se mais capaz de cuidar de si mesmo, e não sentia necessidade de uma dependência direta de Deus. Davi distanciou-se de Deus. Depois pecou e isto o fez infeliz. O peso da culpa tornou-se insuportável. Então arrependeu-se e Deus o ouviu, perdoou e restaurou sua alma. Ele tornou-se um novo homem.

A mente humana é muito semelhante ao corpo. Ela pode sofrer lesões! O arrependimento é uma ferida da alma. e uma ferida profunda, mas limpa, isenta de infecção; uma ferida que cicatriza rapidamente, a não ser que penetre nela algum corpo estranho, coisas como amargura, autopiedade ou ressentimento.

O pecado é outro ferimento.

Quando eu quebro algum dos meus princípios de vida, estou ferindo minha alma; esta é uma ferida infectada, uma ferida que o tempo não cicatriza.

O senso de culpa pode, gradualmente, destruir uma vida e torná-la uma casca vazia, sem conteúdo. E só existe um médico que pode curá-la - JESUS! O Salmo 51 e a oração confessional de Davi nos mostram um exemplo.

Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Salmos 51:2-7

"Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei."
Salmos 51:2-7

Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Salmos 51:2-7

Esta frase: "Refrigera-me a alma" pode ter ainda um outro significado. A versão inglesa de Moffat diz o seguinte: "Ele me restaura a vida." O espírito humano às vezes perde a vivacidade, como se esta fosse uma corda de relógio, que se acaba.

Nós perdemos nosso vigor e incentivo espiritual. Ficamos menos dispostos a lutar contra as dificuldades. Deixamos de atuar como verdadeiros soldados da fé.

A vida consegue roubar a vitalidade das pessoas, como se retira o suco de uma fruta, deixando apenas bagaço. A pessoa fica só com a casca. Não sente mais entusiasmo por nada. O começo de um novo dia não lhe dá nenhum ânimo ou novo alento. Ai eu te pergunto, o evangelho é para todos?

A Bíblia diz que Deus criou o homem e "lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gn. 2:7). Deus pode querer soprar nova vida naquele que está perdido.

Só Deus pode fazer isto.

Falando a um grupo de médicos em Atlanta, nos Estados Unidos, o Dr. R. B. Robins fez a seguinte declaração: "O divã de um psiquiatra nunca pode tomar o lugar da Igreja na função de resolver os problemas de uma sociedade frustrada."

"Refrigera-me a alma."

"Ele me restaura a vida."

Charles L. Allen - A Psiquiatria de Deus.

Ore Comigo: Senhor, preciso que restaure a minha alma e renove as minhas forças. Peço perdão por tudo que Te desagrada e quero mesmo fazer a Tua vontade. Enche-me de Ti, abre os meus olhos e montra-me onde tenho falhado. Jesus preciso de vida! Entrego meu coração em Tuas mãos e oro pedindo para que Tu faças morada em mim. Em Nome de Jesus, amém!

Estou orando para que Jesus seja mesmo o seu tudo. Para que você seja cheio da vida Dele! Obrigada por serem meus irmãos em Cristo e me mostrarem o quanto preciso busca-lo mais! =D 

Com amor,

Ana Flávia Souto Ribeiro

Jesus quer seu Coração - Blog cristão
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora